Musica do Brasil


DANÇA

Capoeira
É uma coreografia com dois parceiros, que se caracteriza por movimentos que simulam ataque e defesa, ao mesmo tempo que mostra habilidade, força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo. Dá liberdade de criação, mas ensina a preservação das tradições e o respeito pelos “mais velhos”.

Carnaval
Foi introduzido pelos portugueses e pode ser dividido em dois tipos distintos: um, feito pelas classes mais ricas nos bailes de salão, nas batalhas de flores, nos corsos e desfiles de carros alegóricos; outro, feito pelas classes mais pobres nos cordões, blocos, ranchos e nas escolas.

SAMBA
Esta dança é quase como a própria bandeira brasileira - um símbolo nacional. Originária da época de escravatura, começou por ser o escape e o esquecimento do sofrimento. Actualmente, é o maior embaixador do Brasil, tendo o seu ponto mais alto no Carnaval, em pleno Sambódromo (Rio de Janeiro).

Forró
A palavra que designa uma dança típica do Nordeste do Brasil surgiu no Rio Grande do Norte, e foi derivada do inglês “for all”, já que era uma dança para todos.

Festival de Parintis
O folclore amazonense tem sua origem nas tradições indígenas. Dentro do folclore, a dança tem um lugar de destaque, estando reflectida nas danças de tribos indígenas. O ponto alto das tradições é o Festival que ocorre em Junho na cidade de Manaus e atrai milhares de pessoas.

MUSICA

Bossa Nova
Este tipo de música teve o seu início nos anos 50. Originária da cidade do Rio de Janeiro expressava os gostos dos habitantes da cidade, cultos e amantes do jazz, que procuravam um tipo de música que traduzisse seu modo de vida e o seu gosto musical. Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram dois dos seus maiores intérpretes.

Elis Regina
Nasceu em 17 de Março de 1945 em Porto Alegre. Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. A sua voz soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.

Caetano Veloso
Este músico ajudou a criar um estilo musical conhecido como MPB (música popular brasileira). Como combateu a ditadura no Brasil as suas canções foram frequentemente censuradas e algumas até proibidas. Nos anos oitenta cresce a sua popularidade fora do Brasil.