Geografia de Cabo Verde

O clima é de tipo quente, tropical seco, com chuvas irregulares, que podem ser demasiado escassas durante longos períodos de tempo. A vegetação natural é rara, em especial nas regiões baixas e áridas, mas durante o período das chuvas, o ambiente altera-se completamente com o aparecimento de plantas herbáceas que cobrem as zonas de altitude.

O arquipélago de Cabo Verde tem uma área total de 4.033 km2. As suas ilhas são de origem vulcânica e têm, por isso, o relevo muito acidentado e um aspecto ressequido e árido. Na maior parte das ilhas predominam as paisagens montanhosas no interior, praticamente despidas de vegetação, alternando com vales mais exuberantes, onde se pratica a agricultura. O litoral é escarpado e de aparência inacessível. As ilhas do Sal, Boa Vista e Maio constituem uma excepção à regra; são planas, com longas praias de areia fina e água verde-esmeralda.

Com excepção das Ilhas Sal, Boavista e Maio, que são planas, o arquipélago é montanhoso, escarpado e sulcado pela erosão e a actividade vulcânica. A falta de vegetação nos planaltos contribui para a erosão do solo. A hidrografia é insignificante.


Ilha Brava
fica situada mais ao sul do Arquipélago; tem 6900 habitantes e é conhecida como a “ilha das flores”.As culturas fazem-se em terraços que são irrigados pela água das nascentes ou de cisternas que recolhem a água das chuvas, para utilizarem durante todo o ano.


Ilha Boavista
Apesar da chuva ser rara continua a praticar-se a criação de gado que foi a 1ª actividade aqui desenvolvida.Na época das chuvas fabrica-se o conhecido queijo da Boa Vista.Como tem belas praias esta ilha tem-se desenvolvido com o turismo.

Ilha Maio
Esta ilha tem as maiores florestas do país com uma área de 35000 hectares. Fabrica-se aqui carvão de madeira. Metade da água que consomem é retirada de poços por moinhos de vento que aproveitam a energia eólica.

Ilha do Fogo
Com uma forma circular é um vulcão ainda activo com uma altitude de 2829m. S. Filipe, a capital da ilha, encontra-se virada para a ilha da Brava. Lá no cimo Chã das Caldeiras é um conjunto de casas de pedra com telhados de colmo.


Ilha Santa Luzia
Esta ilha com 35km2 é a única ilha de Cabo Verde que é desabitada, sendo muito procurada por pescadores e pelos moradores da ilha de S. Vicente que gostam das suas praias de areia fina. Foi declarada Património Nacional pelo Estado.

Ilha Santo Antão
Ilha mais ocidental e mais a norte do Arquipélago de Cabo Verde. Tem 779km2 e é a segunda maior ilha e a que tem maior pluviosidade sendo por isso a mais arborizada. Nesta ilha encontramos pinheiros, ciprestes e acácias.


Ilha São Vicente
É a segunda ilha mais povoada do arquipélago, é o centro cultural de Cabo Verde. A grande comunidade de músicos e artistas plásticos da ilha, dá à cidade do Mindelo uma intensa vida cultural. O seu artesanato é famoso e reconhecido dentro e fora do arquipélago.

Ilha São Nicolau
Com potencialidades agrícolas teve como principal exportação o café que foi substituído pela cana-de-açúcar. A pesca é uma actividade importante e serviu de base à instalação de uma indústria de conservas de atum.

Ilha Santiago
A sua capital é a cidade da Praia, com cerca de 70000 habitantes construída num pequeno planalto sobre a baía. A arquitectura, as ruas com passeios de calçada e o forte com os seus canhões são uma herança portuguesa.