A Fauna de S.Tomé e Principe

Tal como em todas as ilhas atlânticas que os portugueses encontraram desabitadas, também não se conhecem espécies faunísticas indígenas das ilhas.

Entre as espécies mais comuns na província contam-se: Mamíferos: representados por macacos (cercopitherus mona), gato-de-algália (civetta), dominha, morcego e rato.
Barracuda Gigante.
As águas de S. Tomé são o domínio privilegiado do atum, dos golfinhos, dos espadartes, do «Blue Marlin» e também destes enormes peixes gigantes de escamas duras; corpo alongado e roliço, boca grande e pontuda; dentes caninos e afiados. Chegam a medir 3m de comprimento total e a pesar 50kg.

O Pardal do Norte
O mundo das aves é visto como uma das maravilhas da natureza do país: de 55 espécies existentes aparecem 15 somente neste lugar do mundo e pertencem assim às aves mais raras do planeta. Há uma ave de São Tomé que foi avistado somente duas vezes, em 1888 e 1991!


Obis Olivatre
Os que gostam da observação de pássaros também têm nestas ilhas uma óptima ocasião para o fazer.Das cerca de 60 espécies que aqui vivem 15 são endémicas e algumas são consideradas das mais raras aves da terra como a conhecida como “ave do paraíso”
Caranguejo de Terra
Idênticos aos do mar, estes caranguejos são um pouco maiores e perfeitamente adaptados à vida terrestre. Só saem com a frescura da noite, abrigando-se em buracos junto dos coqueiros para escapar ao calor e ao sol.