A Flora do Brasil

A variedade de vegetação corresponde à diversidade climática. A Amazónia está coberta pela selva tropical, dificilmente penetrável e povoada de espécies de grande valor económico. A floresta tropical ocupa uma faixa estreita do litoral atlântico, a sul do Cabo de São Roque e um vasto sector interior dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No interior predominam o pau-brasil, várias espécies de madeira preciosa e palmeiras. Mais para sul, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cresce a floresta subtropical. A nordeste, a aridez do clima permite apenas o desenvolvimento de um conjunto heterógeno de cactáceas e arbustos espinhosos.

Café
Arbusto do qual se colhem sementes para preparar uma bebida estimulante. Intensamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado. O Brasil é seu o maior produtor e exportador do mundo.



Vitória Régia
Ao contrário do que muita gente imagina, esta planta é um dos símbolos da Amazónia, não é uma folha. Embora seja verde é a maior flor do mundo. Algumas chegam a medir 2m de diâmetro.
Bromélia
Estas enormes plantas começam a guardar água antes de seu primeiro ano de vida. Essa poça de água, protegida pelo ambiente das folhas cruzadas, transforma-se num pequeno mas rico ecossistema em muito pouco tempo.
Sucupira
É uma árvore comum na mata atlântica na zona de Belo Horizonte. Nos meses de Agosto e Setembro tem belas flores de um tom roxo azulado. A sua madeira castanha clara quando cortada e castanha escura quando seca é muito famosa e procurada.
 Os frutos
Banana


Árvore e fruto do Biribà
Butiá

Coco catarro

O coqueiro gosta de clima quente e húmido. A sua altura pode chegar aos 30 metros. A casca do coco é relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa torna-se mais consistente e a água diminui.A polpa pode ser consumida crua, no seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. Propriedades: O coco é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. 

Jambolão


Jatobá



Mamão ou Papaia

Mamão, ou papaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica. Em Angola utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado. São frutas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. Sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras.

Os mamões e papaias são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.

Manga

As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural. Experimente também na forma de sumos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C. Graças a alta quantidade de ferro que contém e as altas concentrações de potássio e magnésio existentes, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas, pessoas que sofram de cãimbras, stress e problemas cardíacos. Também suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro.

É portanto, uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas, não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja e é uma fruta doce, polposa, atrativa e apetitosa, que proporciona um prazer sem igual.

Goiaba

A goiaba fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde ou amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro. No seu interior há uma polpa rosada ou branca ou ouro, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas.
As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geléias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).
A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mais sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.
Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. A goiaba é um alimento muito saudável, com propriedades funcionais bioativas. dispõe de licopeno, aliada as vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, fibras, niacina e zinco, o que contribui para o conceito de fruta completa.
Segundo um estudo recente a goiaba vermelha tem um teor alto de licopeno, muito importante para prevenir diversos tipos de cancro, principalmente o da próstata. O licopeno é reconhecidamente uma substância que tem trazido um grande avanço no combate a esse tipo de doença.

AS FLORES
Açucena
Afelandra
Antúrio
Orquidea