Geografia de Moçambique

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué. No Canal de Moçambique, o país tem vários vizinhos, nomeadamente as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e as dependências de Reunião, Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa. A capital de Moçambique é Maputo (Lourenço Marques durante a colonização portuguesa).

A metade norte (a norte do rio Zambeze) é um grande planalto, com uma pequena planície costeira bordejada de recifes de coral e, no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A metade sul é caracterizada por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, entre os quais o mais importante é o rio Limpopo


Rio Zambeze
Longa via marítima é povoada de hipopótamos e crocodilos, sendo a fonte de vida de toda a fauna que vive ao longo da sua extensão. Entra em Moçambique no seu caminho até ao oceano Índico. São cerca de 2700Km de um rio que é o quarto mais longo do continente africano.


Praia do Pomene
A 650Km a norte de Maputo, depois de uma picada arenosa de meia centena de quilómetros, a costa abre-se em concha para um vasto areal e um mar de águas quentes e tranquilas. Quase virgem, ainda sem infra-estruturas é, uma das melhores praias do Oceano Índico.

Ilha da Inhaca
Esta ilha é um modelo em miniatura da costa de Moçambique, pois nela existem todos os ecossistemas do país inteiro: recifes de corais, mangais e estuários, pesca e recursos pesqueiros, praias arenosas e plataformas rochosas, tartarugas e mamíferos marinhos.

Ilha do Bazaruto
Esta zona é propícia para o mergulho. Considerada a “Pérola do Índico”, a ilha é repleta de corais, lagoas e dunas. Ideal para o lazer e o ócio, permitindo desfrutar das belíssimas paisagens tropicais.

Monte Binga
As zonas montanhosas constituem 13% do país, sendo este monte o ponto mais elevado, com 2.436 m.

Lago Niassa
É um dos grandes lagos africanos tem 560km de comprimento, 80km de largura máxima.As suas águas são transparentes e de cor turquesa e permitem aos mergulhadores explorar as suas profundezas e apreciar uma variada gama de peixes coloridos.

Ilha de Moçambique
Situada a 175km de Nampula, é hoje considerada património mundial e pode considerar-se o berço da unidade territorial que constitui actualmente a nação moçambicana.Junto a esta pequena ilha de coral, junto à costa encontra-se a fortaleza de São Sebastião.

Cabora Bassa
Edificada no rio Zambeze, forma uma albufeira, com cerca de 230km, no oeste de Moçambique. Tem uma altura de 164m e um coroamento de 303m.Com um enorme potencial eléctrico apenas explorou, durante os anos 80, uma centésima parte deste valor.