A Fauna da Guiné-Bissau

Parques naturais da Guiné-Bissau

Parque de Cacheu
A grande biodiversidade da flora, da fauna e avifauna do parque, é do ponto de vista de notável abundância particularmente no sul do parque onde as populações de hipopótamos (Hipoppotamus Amphibius) e de crocodilos (Crocodylus niloticus e C. Tetraspis) são mais importantes do Arquipélago dos Bijagós. O parque é também frequentado por cinco espécies de tartarugas marinhas: Chelonia mydas, Eretmochelys Imbricata, lepidochelys olivacea, Caretta Caretta e Dermochelys coriacea.

De entre mamíferos destacam-se também a Gazela-pintada o macaco-verde






O parque é também uma zona rica em peixes e invertebrados. No ponto de vista da avifauna destacam-se as Andorinhas-do-mar e o Papagaio Cinzento





Reserva da Biosfera dos Bijagós


A fauna apresenta uma diversidade e abundância notáveis, com a presença de hipopótamos (Hippopotamus amphibius) e de crocodilos (Crocodylus niloticus e C. tetraspis tetraspis). As ilhas de Urok é frequentado também por tartarugas-marinhas: Chelonia mydas e Eretmochelys. De entre os mamíferos destacam-se também o macaco-verde (Cercopithecus aethiops) e, na parte marinha, as lontras (Aonyx capensis), os manatins (Trichechus senegalen­sis) e os golfinhos (Sousa teuszii e Tursiops truncatus). O Parque é também uma zona rica em peixes e invertebrados. Do ponto de vista da avifauna, é uma das mais importantes de todo o Arquipélago dos Bijagós.
 

Parque de João Vieira e Poilão

As praias do parque são freqüentadas por três espécies tartarugas marinhas: Tartaruga-verde (Chelonnia mydas), a trataruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e a tartaruga-olivácea (Lepidochelys olivácea). A ilha do Polão a presenta o local mais importante de desova das tartarugas em todo o Atlantico Oriental, o parque acolhe também mamíferos marinhos, nomeadamente duas espécies de golfinhos (Sousa teuzil e Tursiops truncatus ). A ictiofauna é muito rica e diversificada. Os peixes mais comuns pertencem aos gêneros Carertianx, Lutjanus, Epinephelus e a família dos tubarões. Uma importante comunidade de aves piscivoras reproduz-se no parque, particularmente as andorinhas-do-mar (Sterna máxima e Sterna cospia). As gaivinas-negras (Chlidonias niger) são particularmente numerosas como ivernantes. Uma das espécies carismáticas do parque é o papagaio-cinzentos (Psittacus erithacus) que se encontra ameaçado a nível da sub-região.


Parque de Cantanhez
A Guiné-Bissau possui cerca de 135 espécies de mamíferos identificadas. Destas, pelo menos 52 encontram-se presentes no Parque Nacional de Cantanhez (PNC).
Algumas das mais interessantes são:
primata Pan Troglodytes (chimpanzé)

Felino Panthera Pardus (onça)

o proboscideo Loxodonta africana (elefante)

e o ungulado Syncerus caffer (búfalo)