A Fauna de Cabo-Verde


Como acontece em muitos países tropicais, em Cabo Verde, as águas marinhas são povoadas por grandes variedades de espécies, a maior concentração está localizada na zona oriental do arquipélago - Sal, Boavista e Maio - por se encontrar na rota das migrações dos tunídeos, constituída principalmente por Albacora e o Patudo

Existem perto de cento e cinco espécies de aves terrestres e marinhas, das quais cerca de quarenta e duas reproduzem localmente. Neste conjunto, vinte e quatro espécies e variedades são endémicas:
a tchotas (ave insectívora)
o pardal de algodoeiro
o pardal da barbaria
o passarinho de pena azul
o falcão,
o francelho
a coruja
o corvo
a garça
Falcão da Rainha
Nenhum animal faz voos tão velozes e precisos como esta ave. Realiza voos picados sobre as suas presas a cerca de 180km por hora.
Calhandra do Ilheu Raso
É uma das aves mais raras do mundo e encontra-se exclusivamente no Ilhéu Raso, que tem uma área de 7Km2. Existem apenas 250 aves desta espécie. Quando voa solta um grito estridente. Faz o ninho em tufos de gramíneas debaixo de pequenos arbustos.
Espécies raras ou em via de extinção:
a calhandra do ilhéu Raso
o pato marmoreado
o milhafre
o falcão
a francelha
minhoto.
Tartaruga Vermelha
Este animal enterra mais de 100 ovos na área e depois abandona-os e foge para a água. As crias depois de saírem dos ovos orientam-se sozinhas e dirigem-se para o mar. Neste caminho e já na água muitas são mortas por vários predadores.
Em Cabo Verde existem cinco espécies de Tartaruga:
Tartaruga verde; Careta; Tartaruga vermelha; Tartaruga de casco; Tartaruga parda.

Garça Preta
Esta ave pesca de uma forma original: esconde a cabeça com as asas para fazer sombra na água porque a área sombreada não tem reflexos da superfície e os peixes que julgam que a mancha é um abrigo nadam para lá. Quando avista um peixe enfia de repente o bico na água e apanha a presa.