Angola possui uma variedade de paisagens desde florestas densas, do tipo equatorial, como a floresta do Maiombe, em Cabinda, até às coberturas descontínuas de arbustos e ervas e às vastas extensões desertas do Namibe. As savanas que se misturam com as florestas e que ocupam áreas muito vastas. Uma grande parte do território tem capinzais e savanas de diversos tipos. As árvores mais marcantes são o embondeiro, as palmeiras-de-dendém e as cactáceas. Nos locais mais elevados (serra da Chela, Bailundo e outras) predominam as estepes.
De origem africana e muito comum em Angola, o Gladíolo simboliza um desafio ao coração! É uma das flores mais bonitas que pode ser cultivada num jardim. Também pode representar a vitória, o desejo, o amor e o encontro.
Esta planta do deserto, a célebre Welwitschia Mirabilis da família das gnetáceas, existe apenas em Angola no Deserto do Namibe. Esta gimnospérmica produz apenas duas folhas, que crescem toda a vida, pelo que as plantas mais velhas parecem ter várias folhas, devido ao desgaste e destruição das orlas, que se rompem longitudinalmente.A planta, endêmica do Namibe, é um milagre da evolução. Só com a névoa matinal, cada exemplar pode viver cerca de 2 mil anos. Por causa de sua estranha forma - apenas duas folhas rígidas e fibrosas acopladas a um caule grosso e achatado -, os botânicos consideram a Welwitschia uma espécie de árvore anã. A Welwitschia mirabilis foi apelidada por Charles Darwin de "ornitorrinco do reino vegetal".