A Flora de Angola

Angola possui uma variedade de paisagens desde florestas densas, do tipo equatorial, como a floresta do Maiombe, em Cabinda, até às coberturas descontínuas de arbustos e ervas e às vastas extensões desertas do Namibe. As savanas que se misturam com as florestas e que ocupam áreas muito vastas. Uma grande parte do território tem capinzais e savanas de diversos tipos. As árvores mais marcantes são o embondeiro, as palmeiras-de-dendém e as cactáceas. Nos locais mais elevados (serra da Chela, Bailundo e outras) predominam as estepes.




Belas e exóticas as Rosas de Porcelana fazem as delícias da mulher angolana. Em tons de vermelho e cor-de-rosa, demonstram a excentricidade e o extremo bom gosto de quem oferece ou simplesmente as aprecia.




As Acácias Rubras, que brindam as ruas da cidade de Benguela, salpicam vida envolvendo-se com a brisa marinha, emanada pela Praia Morena. De tom avermelhado, podem ser uma oferta que implique sacrifício, por nascerem em árvores ou sinal de perseverança, numa longa espera que elas caiam como lágrimas. Podemos encontrá-las também na República de S. Tomé e Príncipe.

De origem africana e muito comum em Angola, o Gladíolo simboliza um desafio ao coração! É uma das flores mais bonitas que pode ser cultivada num jardim. Também pode representar a vitória, o desejo, o amor e o encontro.


Esta planta do deserto, a célebre Welwitschia Mirabilis da família das gnetáceas, existe apenas em Angola no Deserto do Namibe. Esta gimnospérmica produz apenas duas folhas, que crescem toda a vida, pelo que as plantas mais velhas parecem ter várias folhas, devido ao desgaste e destruição das orlas, que se rompem longitudinalmente.A planta, endêmica do Namibe, é um milagre da evolução. Só com a névoa matinal, cada exemplar pode viver cerca de 2 mil anos. Por causa de sua estranha forma - apenas duas folhas rígidas e fibrosas acopladas a um caule grosso e achatado -, os botânicos consideram a Welwitschia uma espécie de árvore anã. A Welwitschia mirabilis foi apelidada por Charles Darwin de "ornitorrinco do reino vegetal".