A Flora de Timor-Leste

Apesar de ter vegetação abundante, Timor-Leste apenas apresenta uma floresta primárias cerrada, com cobertura espessa e orlas fechadas que a tornam quase impenetrável, na parte leste do do território. De resto, o mangal é característico do litoral e emerge das próprias águas salgadas ou salobras. Na costa Sul, pluviosa, a floresta é mais rica em géneros e espécies.

Nas terras de média altitude, as manchas de árvores apresentam-se mais espaçadas, mas são vastas tas as formações de arbustos e de árvores de pequeno porte.

À medida que se sobe, as formações florestais apresentam-se isoladas e vão rareando.

A floresta secundária, produto da acção do homem, cobre quase todo o país com formações densas de arbustos, pequenas árvores e trepadeiras rodeando bosques da floresta primária, tufos de bambus, casuarinas, eucaliptos, e, finalmente, as savanas e pastagens, de grande importância na parte leste da ilha.


O SÂNDALO/AI-CAMELI, é uma Madeira preciosa e de perfume intenso, tirada das florestas de Tilomar tornou Timor muito procurado no séc. XVI por mercadores chineses e árabes.

O FRUTO/KALEIK, é um fruto selvagem que está dentro de uma grande baga de cor verde que se torna dura e preta quando seca. As crianças usam-na como malha que se deve enfiar num buraco.

TALIHUM/PALMEIRAS. Próximo do mar e das praias, especialmente na costa sul, abundam estas belíssimas árvores. Do seu fruto extrai-se uma bebida alcoólica muito apreciada.