Geografia do Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo, possui 1,7 por cento do território do globo terrestre e ocupa 47 por cento da América do Sul. Está localizado na parte centro-oriental da América do Sul, sendo banhado pelo oceano Atlântico. Este país possui uma área total de 8.511.965 km² que inclui 8.456.510 km² de terra e 55.455 km² de água. O seu ponto culminante é o Pico da Neblina, com 3.014 m; o ponto mais baixo é o nível do mar. Inclui o arquipélago de Fernando de Noronha e também Ilha Grande, Ilha Bela, entre outras menores.

Ao norte, o limite é a nascente do rio Ailã, no Monte Caburai, Roraima, fronteira com a Guiana. Ao sul, o limite extremo é uma curva do arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. No leste, o ponto extremo é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto extremo do oeste é a nascente do rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, no Acre, fronteira com o Peru.

O Brasil faz fronteira com nove repúblicas sul-americanas: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Por comparação, o Brasil é um pouco menor em extensão territorial em relação aos Estados Unidos da América.


O Brasil abriga a maior rede hidrográfica do mundo. Seus rios pertencem a diversas bacias hidrográficas. As maiores são:Bacia Amazônica Bacia do São Francisco Bacia do Paraná Bacia do rio Paraguai Bacia do rio Uruguai
Pantanal
É a mais vasta planície alagada da América e é habitado por mais de 650 espécies de aves, 262 de peixes, 1100 de borboletas, 80 de mamíferos e 50 de répteis. A flora ronda as 1700 espécies de plantas. A UNESCO classificou a região como Reserva da Biosfera Mundial.
Rio Amazonas
Nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauri, no Peru e desagua no Oceano Atlântico, junto à Ilha do Marajó, no Brasil. Este rio, tem o maior em volume de água do mundo, e é formado pelo encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.