Musica de Cabo Verde


DANÇA
Mornas
Com movimento vagaroso e de expressão sentimental estas canções são para dançar com os pares agarrados e arrastando os pés. Esta música é a que mais caracteriza o povo caboverdeano. Sofreu evoluções mas conservou o seu ritmo e os temas mar, o amor, o amor à terra natal.
Coladeras
Canções vivas e alegres variam no ritmo, de acordo com influências sofridas, sobretudo das músicas latino-americanas e brasileiras. Existem dois tipos: o que nasceu da aceleração do andamento da Morna, e o que nasceu da adaptação dos ritmos estrangeiros.
Funana
Música em compasso binário, com andamento lento-médio e rápido, está ligada à dança. Inicialmente presente apenas no interior de S. Tiago, passou depois para a cidade. No princípio era executado com concertina e ferrinhos, depois passou a ser tocada com instrumentos electrónicos.
 
MUSICA

Cesária Evora
É a cantora caboverdeana mais conhecida em todo o mundo. Chamam-lhe a “diva dos pés descalços” porque gosta de cantar descalça. Para ela o fado e a morna têm um grau de parentesco: o sentimento é o mesmo, só que um é cantado em crioulo e o outro em português.
Tito Paris
Músico que recria os grandes clássicos da música caboverdiana: as mornas, as coladeras e outros ritmos de Cabo Verde. Editou o seu primeiro disco em 1998, gravado ao vivo e que inclui a participação de alguns convidados especiais, como Rui Veloso e Dani Silva.
O FESTIVAL DA BAIA DAS GATAS, é a Festa da música que se realiza no 1º fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto, no Mindelo capital da ilha de S: Vicente. Tem a presença de músicos de todo o mundo. O lugar do festival tem umas rochas que fazem uma barreira no mar formando piscinas naturais.