A Fauna de Timor-Leste

Timor-Leste tem 25 espécies de aves protegidas, desde águias até loricos (papagaios) que podem ser facilmente observadas em todo o território, especialmente no distrito de Lautein (Lautém). Neste distrito, encontra-se um dos maiores lagos do país, o Ira Lalaro.

Os golfinhos são presença habitual nos mares de Timor-Leste, em particular ao largo de Manatutu (Manatuto), Likisá (Liquiçá) e Tutuala. Grupos de baleias em migração são frequentemente visíveis no alto-mar entre a ilha de Ataúru (Ataúro) e Dili (Díli).

Timor-Leste possui uma extensa barreira de quilómetros e quilómetros de coral virgem, oferecendo um dos melhores lugares do mundo para actividades subaquáticas. Existem várias empresas que disponibilizam serviços de mergulho para diferentes sítios em Dili (Díli), ilha de Ataúru (Ataúro), Manatuto, Tutuala e ilhéu de Jaku (Jaco). A barreira de corais de Timor-Leste serve de abrigo para uma vasta variedade de seres marinhos, desde tartarugas, baleias até às mais diversas espécies de coloridos peixes tropicais.


Timor-Leste tem um total de 240 espécies de aves conhecidas, tendo muitas espécies sido adicionadas à lista da ilha e da nação em 2003-2004. Em 2001 o Timor Bush Warbler foi reconhecido como uma espécie distinta mas não houve ainda observações recentes desta espécie evasiva de montanha, pelo que será um atractivo adicional para observadores destemidos nas montanhas a sul de Dili (Díli).

A avifauna de Timor-Leste e das ilhas envolventes está entre as menos conhecidas do mundo. Felizmente existem ilustrações de identificação de qualidade de todas as aves de Timor-Leste no guia "Birds of Wallacea" de Coates e Bishop, o que torna a identificação mais fácil. Vários artigos e relatórios de viagem detalham a ecologia e observações recentes. Muitas das aves de floresta são difíceis de observar, sendo por isso as gravações de voz (cantos e chamamentos) uma importante ajuda na identificação das espécies.

Das 240 espécies, cerca de 170 são consideradas residentes. As migradoras são pouco conhecidas em Timor-Leste mas incluem cerca de 30 migradores paleárticos de passagem dominados por aves limícolas, cucos, andorinhas, felosas e algumas espécies de aves de rapina. Estas espécies chegam todos os anos durante no período de Inverno do hemisfério norte, de Agosto a Novembro, e geralmente ficam no país até Maio.