Musica de Moçambique


DANÇA

XIPANE

Grupo cultural de danças guerreiras tradicionais realizaram uma grande recolha étnica, têm um excelente guarda-roupa e coreografias muito interessantes. É um dos mais conceituados grupos etnográficos lusófonos, já tendo uma carreira internacional apreciável.


MUSICA

JOSÉ CRAVEIRINHA

Escritor e cronista nasceu a em1922 em Maputo.Como jornalista usa o pseudónimo de Mário Vieira.É um dos mais reconhecidos poetas da língua portuguesa e um dos maiores escritores africanos.


MARRABENTA

Esta música tem raízes na música tradicional, mas usa ritmos e tecnologias de outras culturas. Originária do sul do país, não é apenas música de dança, pois tem frequentemente uma letra com grande conteúdo social.


INSTRUMENTOS MUSICAIS

CHIGÓVIA

Para tocar este tipo de flauta o instrumentista sopra o buraco maior, e com os dedos vai tapando e destapando os outros dois buracos, para variar o som.É feito de um fruto redondo, que pode ser massala ou macuácua. No entanto, na ausência destes frutos, pode ser feito de barro.

TIMBILA

É um instrumento musical de percussão e que com a dança que o acompanha forma uma autêntica orquestra.A orquestra pode ser formada por cerca de 18 a 23 instrumentos e cerca de 10 a 20 dançarinos.A orquestra mais célebre deste ritmo é a de Zavala.