Musica de Angolana

DANÇAS

Kuduru
Dança de origem angolana. Divertida e dinâmica, através dela podemos sentir a força, o calor, a audácia e a alegria inconfundíveis dos ritmos africanos. A única regra é mexer as ancas e os ombros ao som da melhor música africana.

Kizomba
O primeiro país onde se começou a dançar este ritmo foi Angola. Hoje em dia todos os artistas o cantam e tocam ouvindo-se por isso um pouco por toda a parte. É uma dança a pares e muito alegre, em que todo o corpo dança.

Instrumentos Musicais

Kariari
vara de madeira encurvada com uma corda; com uma vareta são tocadas as ranhuras do arco fazendo vibrar a corda; a caixa de ressonância é a boca do tocador.

Kissange
Instrumento utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas, ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira. Sobre a tábua harmónica fixam-se as lâminas, de bambu ou metal, presas a um cavalete. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado com os polegares.
MUSICOS

Bonga
De nome verdadeiro Barceló de Carvalho, é considerado um "embaixador" da música angolana. Tem mais de 30 discos gravados e o último CD, intitulado "De Kaxexe", que em português significa devagar, foi gravado em França e em Portugal.