A Gastronomia de Portugal

A culinária portuguesa é reconhecida como uma das mais variadas do mundo, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico diminuto, mostrando influências mediterrânicas (incluindo-se na chamada "dieta mediterrânica") mas, também, atlânticas, como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente. Muito mudou desde que Estrabão se referiu aos Lusitanos como um povo que se alimentava de bolotas. A base da gastronomia mediterrânica, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se-lhe os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os enchidos. Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso, por vezes quase excessivo, de especiarias e do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adoptados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita de base. As generalizações nem sempre estão correctas: as diversas culinárias regionais variam muito na mesma região.
Azeite
Produto alimentar, usado como tempero, em muitos pratos da cozinha portuguesa, é produzido a partir da azeitona, fruto da oliveira, árvore mediterrânea. É reconhecido como benéfico para a saúde por possuir grande quantidade de gordura monoinsaturada.



Queijo de Azeitão
Queijo, produzido, a partir de leite de ovelha, em alguns concelhos do distrito de Setúbal, particularmente em Palmela, Sesimbra e Azeitão. São queijos de forma cilíndrica, pesando em média 250 g. Vendidos com cerca 20 dias de cura, normalmente envolvidos em papel vegetal. A maior parte da produção está hoje semi-industrializada, mas é possível encontrar, ainda, alguma produção artesanal.

VINHO DO PORTO

As vinhas cultivadas em socalcos nas encostas que se erguem nas margens do rio Douro, produzem o afamado vinho fino, único no mundo. Esta região conhecida por Alto Douro vinhateiro é a mais antiga região demarcada do mundo e é também Património Mundial da UNESCO.




Cozido à portuguesa
É o prato mais tradicional da cozinha portuguesa. Cozem-se enchidos (chouriço, morcela, farinheira), entrecosto, pé de porco, presunto, orelheira, toucinho, cenouras, batatas, couve portuguesa, nabos e feijão. Servem-se as carnes os legumes acompanhados com arroz feito com a água de cozer as carnes.


Pasteis de Nata
É um dos bolos mais apreciados para acompanhar chá, café ou como sobremesa. Há quem aprecie comê-los polvilhados com canela e açúcar em pó. Eram conhecidos por pastéis de Belém, dado serem especialidade de uma confeitaria centenária ainda existente nessa zona de Lisboa. Tão apreciados são estes bolos que, hoje em dia, todas as pastelarias os vendem


Sardinhas assadas: Salgue os peixes. Prepare as brasas no grelhador de modo a que ao colocar os peixes sobre elas, o carvão esteja todo em brasa, mas sem chama. Asse a gosto. Acompanhe com batatas cozidas, pimentos assados e um bom vinho.