A Flora de Moçambique


A Flora Moçambicana é vasta e diversificada, encontramos biodiversidades diferentes na zona Norte, Centro e Sul do País; da zona costeira possui vastas áreas de planícies e no interior, vastas áreas constituídas por planaltos e montanhas, com temperaturas baixas em relação às zonas costeiras de planície. Encontramos variedades de plantas desde medicinais à plantas para exploração de madeira de diferentes tipos e muitas delas de alta qualidade e de muita procura no mercado estrangeiro, tendo como exemplo o Pau Preto, Jambire, Chanfuta, Pau Roza, Pau ferro, Sândalo, de entre outros.
Árvores ornamentais: Acácias e Eucalyptus.

Outras plantas que podem ser ornamentais como crotons, anthurium, ficus, philodendron, hibiscus, papyrus e outras. Existem espécies de extrema importância para o país, para a exportação e exótica como ,landolfias, chanfutas, imbondeiros,o pau-preto ,o jambire etc.


Acacia

Chanfuta

Sândalo
FLORES
Alfazema

A alfazema ou lavanda é uma planta encantadora. De princípio amargo e aroma intenso esta planta tem propriedades medicinais: as suas flores colhidas antes de desabrochar constituem um dos mais ricos componentes da farmácia caseira, além de ter um efeito calmante. Por outro lado tem também uma acção anti-séptica e insecticida.
Diz-se que a alfazema pode ser usada para o acne, bronquite, nervosismo e vertigens.



Borragem
A borragem é uma planta ou flor bastante curiosa. É uma herbácea que atinge até 50 cm de altura e cujos caules são cobertos por uma penugem. As suas folhas são verde-acinzentadas e as flores em forma de estrela vão do púrpura ao azul.
Na Grécia Antiga dizia-se o seguinte: "eu, a borragem, dou sempre coragem", talvez devido às suas propriedades medicinais. Esta planta pode ser revigorante e pode ser usada para combater constipações, tosses, depressões, problemas de coração, entre outros.
A borragem tem um sabor semelhante ao do pepino. Serve ainda como tempero para saladas, molhos, queijos, etc. e aromatizante para sopas, tortas e bebidas; as suas flores enfeitam muito bem bebidas e bolos.


Camomila
Com flores brancas e miolo amarelo, a planta da camomila atinge de 30 a 50 cm de altura, com caule ramificado e folhas bem recortadas e é parecida com a margarida. Tem um aroma intenso e adocicado assim como o seu sabor. Os chás feitos com as suas flores são muito usados na medicina alternativa. Na cosmética, o chá natural realça o brilho e clareia os cabelos. Compressas embebidas no chá de camomila suavizam olheiras e inchaço nos olhos.

As flores secas, usadas no miolo do travesseiro, acalmam e diminuem a ansiedade. A título de curiosidade os antigos egípcios usavam o chá feito com as flores da camomila, para tratar uma doença semelhante à malária. Em Espanha um vinho aromatizado com as suas flores era usado como digestivo. Antigamente, por acreditarem que a camomila ajudava a atrair dinheiro, antes de jogos importantes, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila.