A Flora de S.Tomé e Principe

Estas duas ilhas do Golfo da Guiné apresentam características naturais que permitem o aparecimento e desenvolvimento de grande variedade de espécies vegetais, constituindo verdadeiras relíquias ao nível da flora.

Como se disse já, a concorrência extraordinária de factos favoráveis, em especial o clima e qualidade dos solos, e a abundância de águas transformaram as ilhas de S. Tomé e do Príncipe em verdadeiros jardim tropicais em que a exuberância e riqueza da vegetação chega a ser opressiva.

Todas as sementes que os ventos, correntes, insectos e aves laçavam nas ilhas; logo ali germinaram, invadindo todos os recantos, os mais recônditos, até mesmo á orla marítima, onde se debruçam sobre as límpidas águas numa ânsia de expansão que só o oceano detém.

Embora não esteja feito o inventário da flora de S. Tomé podem, no entanto apontar-se como espécies comuns ou de maior utilidade as seguintes:

Essências florestais: malagueta preta, embondeiro, poilão ou ocá, poilão vermelho, mangue, pau-ferro, ipé, seringueira, palmeira dendém, árvores da quina, coqueiro,etc.

Mangue

Ipé Amarelo
Plantas frutífuras: bananeira, mangueira, goiabeira, coqueiro, papaeira, laranjeira, coleira, ananás, inhame, fruta-pão, etc.

Fruta-pão e Bananas
Inhame
Papaeira
Goiabeira
Nas ilhas de S. Tomé e Príncipe encontramos a Helicónia, uma flor de imenso charme tropical. Vistosa e com um jogo de cores intenso e contrastante, esta flor apresenta-se nas mais diversas espécies. Varia na cor e na forma, mas não na intenção, a Helicónia simboliza a fertilidade.

Heliconia