Arte, Pintura e Escultura brasileira

ARTESANATO
    cerâmica de marajó
Cerâmica considerada uma das mais bonitas e sofisticadas da América. Os seus desenhos de espirais, triângulos, rectângulos, círculos concêntricos e ondas representam serpentes, lagartos, jacarés, escorpiões e tartarugas.  


REDES DE PESCA
Os costumes dos colonizadores portugueses misturados com as tradições dos habitantes originais da região, os índios, faz da cultura do Mato Grosso uma das mais ricas e variadas do país. O artesanato apresenta obras-primas da tecelagem, principalmente na confecção de redes de pesca.

ESCULTURA

 PINTURA



Victor Meirelles de Lima
(Nossa Senhora do Desterro, actual Florianópolis, 18 de Agosto de 1832 -Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 1903)
foi um pintor brasileiro. Filho do casal de imigrantes portugueses António Meireles de Lima e Maria da Conceição. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1847, onde formou-se na Academia Imperial de Belas-Artes. Pintou várias obras históricas entre 1852 e 1900, tendo sido um artista que experimentou as mais díspares alternâncias da existência humana: do reconhecimento ao esquecimento. Ligado ao Romantismo brasileiro, ocorrido na segunda metade do século XIX, Victor Meirelles ganhou notoriedade a partir da década de 1870, ao lado de Pedro Américo e Almeida Júnior.
Principais obras
São João Batista no Cárcere (1852)
A Primeira missa no Brasil (1861)
    Combate Naval de Riachuelo (1872)





Pedro Américo de Figueiredo e Melo
(Areia, 29 de Abril de 1843 -Florença, 7 de Outubro de 1905)
Foi um pintor, romancista e poeta brasileiro.Distinções: recebeu as honrarias de Cavaleiro da Coroa da Alemanha e de Grão Cavaleiro da Ordem Romana do Santo Sepulcro.Academia Paraibana de Letras:É patrono da cadeira número 24 da Academia Paraibana de Letras, que tem como fundador Horácio de Almeida. Actualmente é ocupada por Evaldo Gonçalves de Queiroz.
Quadros mais conhecidos
    
    A Batalha do Avaí
    
    
    A Batalha do Campo Grande
    
    A Fala do Trono
    Independência ou Morte
    Paz e Concordância
Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde
foi um pintor, dourador, encarnador, entalhador e professor brasileiro.Foi um importante artista do barroco mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no tecto de igrejas. Documentos da época fazem frequentemente referências a ele como professor de pintura. Em 1818, Ataíde tentou, sem sucesso, obter permissão oficial para fundar uma escola de arte em Mariana, sua cidade natal.No inventário de suas posses relacionam-se manuais técnicos e tratados teóricos como o de Andrea Pozzo - "Perspectivae Pictorum Architectorum" -, nos quais deve ter estudado a sua arte. Uma das características da sua expressão era artística era o emprego de cores vivas, principalmente o azul, a sua preferida. Em seus desenhos, os anjos, as madonas e os santos apresentam traços de povos africanos.Foi contemporâneo e parceiro de António Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No período de 1781 a 1818, encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.