A Fauna de Portugal


Cão Castro Laboreiro
Esta típica raça portuguesa encontra-se na região dos montes de Peneda e Soajo, entre-os-rios Minho e Lima, na aldeia de Castro Laboreiro. Leal e dócil com o dono, mostra-se guarda ideal, capaz de enfrentar os grandes lobos que ainda infestam aquelas regiões montanhosas.Tem o pêlo grosso, resistente, um tanto áspero ao tacto, ligeiramente fosco e liso.
Cavalo Lusitano
Portugal é o berço do mais antigo cavalo de sela do mundo. É um cavalo versátil cuja docilidade, agilidade e coragem lhe permite competir em quase todas as modalidades do desporto equestre e do toureio. Para além de ser o cavalo que dá o maior prazer montar tem uma natural aptidão para os obstáculos e para o ensino.

Lobo Ibérico
Mamífero carnívoro da família dos canídeos. Vive em grupos muito reduzidos no norte de Portugal. Estes animais demarcam o seu terreno com dejectos e urina avisando assim os outros animais que essa é a sua zona de caça, o território da sua matilha.
Golfinho
É o cetáceo que mais aparece ao longo das costas portuguesas, incluindo a das ilhas da Madeira e dos Açores.Animal bastante ágil, viaja a grande velocidade e sai completamente da água com frequência. Muitas vezes aproxima-se da proa das embarcações que estão a navegar com rapidez para nadarem na onda provocada pela deslocação do barco.Este animal interage facilmente com os humanos.
Melro
Ave muito comum em Trás-os-Montes é também das mais facilmente identificáveis. O bico do macho é amarelo e o da fêmea castanho. O macho tem as penas todas pretas e a fêmea tem o peito salpicado de malhas acastanhadas. Alimenta-se de insectos, minhocas e bagas e frequenta tanto os campos como os jardins.O ninho é em forma de taça, construído numa árvore ou arbusto.