Antologia dos poetas angolanos

EDUARDO BRAZÃO-FILHO
Escritor e poeta, Eduardo Brazão-Filho (Mossungo), nasceu em Moçâmedes (actual Namibe), no dia 06 de Novembro de 1937. Mossungo pode ser compreendido no quadro de uma geração que ficou conhecida, como a «Geração da Utopia», geração que, como Pepetela, e outros tantos de nós, acreditou no sonho de uma pátria independente e unida, onde todos juntos, independente de raças superariam dificuldades e construiriam uma sociedade mais justa e fraterna, liberta da fome, da exploração e da miséria... Esse mesmo sonho que Mossungo viu ruir a partir de 1982, com o fim das utopias e que se extinguiu completamente com a adopção de novos paradigmas neoliberais.

Henrique Abranches


Nasceu em Lisboa em 1932. Veio para Angola em 1947 de que adquiriu a nacionalidade. Agrimensor, Antropólogo, Artista Plástico. Com Pepetela fundou em Argel o Centro de Estudos Angolanos onde trabalharam na redacção de um manual de História de Angola. Depois da independência, empenhada intervenção cultural. Exercício de cargos directivos (Direcção dos Museus de Angola). Professor no ensino superior, além de poeta é ficcionista, ensaísta e dramaturgo.





MÁRIO ANTONIO
Mário António Fernandes de Oliveira, fez os estudos primários e liceais em Angola e Viveu em Portugal desde 1963. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e doutorado em literaturas africanas de língua portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa.



Arlindo Barbeitos

Nasceu em Catete, Província de Icolo e Bengo, Angola, em 24 de Dezembro de 1940. Em 1961, foi obrigado a fugir de seu país por motivos políticos. Foi para a França, Bélgica, Suíça, Alemanha, onde cursou Antropologia e Sociologia na Universidade de Frankfurt. Doutorou-se em Etnologia e foi professor na Universidade Livre de Berlim Ocidental e na Universidade de Angola, país ao qual regressou em 1975. A sua poesia tem reminiscências da poética tradicional africana, de tradição oral, e das poesias chinesa e japonesa.



ANTÓNIO CARDOSO
Nasceu a 8 de Abril de 1933 em Luanda, onde fez os estudos liceais. Teve a sua estreia no boletim "Estudante" (órgão dos alunos do ex-liceu Salvador Correia) e na revista "Mensagem". Após a independência, exerceu funções superiores na Rádio Nacional e na Secretaria de Estado da Cultura.


Ruy Duarte de Carvalho
 Nasceu em Santarém, Portugal, Passou a infância e adolescência no sul de Angola. Regente agrícola, mais tarde estudou cinema em Londres e doutorou-se em antropologia, com uma tese sobre os pescadores da Ilha de Luanda, na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris, Foi Professor Convidado na Universidade de Coimbra e da Universidade de São Paulo. É actualmente professor na Universidade de Luanda.Iniciou a sua obra poética em 1972 com a publicação Chão de Oferta que venceu o Prémio Mota Veiga. A sua produção é variada, cobrindo a poesia, a ficção narrativa, o ensaio e o cinema.



Costa Andrade

Costa Andrade, ou melhor, Francisco Fernando da Costa Andrade, nasceu no Lepi, Huambo, Angola, em 1936. Fez os estudos primários e liceais na cidade do Huambo e Lubango. Nas décadas de 40 e 50, encontrava-se em Portugal, com o objetivo de, em Lisboa, realizar estudos de Arquitectura



 

Viriato Cruz

Nasceu em Porto Amboim, Angola em 1928, faleceu em Pequim, China em 1973. Foi um dos mentores do Movimento dos Novos Intelectuais de Angola (1948) e da revista Mensagem (1951-1952). Foi membro-fundador e secretário-geral do MPLA. Dissidente deste movimento, esteve exilado em Portugal e noutros países europeus, fixando-se posteriormente na China. Teve grande importância no desenvolvimento da literatura angolana, caracterizando-se a sua obra pelo apego a certos valores africanos, quer quanto à temática, quer quanto à forma. A sua produção está dispersa por publicações periódicas e representada em várias antologias, das quais uma - No Reino de Caliban - reúne a sua obra poética.


Alexandre Dáskalos

Nasceu no Huambo, Fez a instrução primária e secundária em sua cidade natal. Em 1942 frequentou o liceu do Lubango, onde concluiu o 7º ano. No ano em que concluiu os estudos secundários segue para Lisboa e matricula-se na Escola Superior de Medicina Veterinária, tendo-se licenciado cinco anos depois. Regressa a Angola em 1950. Em 1961, faleceu no sanatório de Caramulo.







Antonio Jacinto


 nasceu no Golungo Alto, em 28 de Setembro de 1924. Conclui seus estudos licencias em Luanda, passando a trabalhar como funcionário de escritório. Destaca-se como poeta e contista da geração Mensagem e, em conseqüência de seus envolvimentos políticos, é preso no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, onde cumpriu pena de 1960 a 1972. Neste ano, foi transferido para Lisboa, em regime de liberdade condicional, onde exerceu a função de técnico em contabilidade. Fugiu em 1973 e foi integrar a luta pela independência de Angola, participando das frentes militantes do MPLA. Após a independência, foi Ministro da Cultura de 1975 a 1978. Morreu em 23 de Junho de 1991.


Alda Lara
 Nasceu em Angola e lá morreu nos idos de sessenta. Nunca a conheci mas, bastantes anos mais tarde, era eu um jovem estagiário em Angola, tive o privilégio de conhecer o marido, médico como ela e o irmão, meu colega, bastante mais velho do que eu e que parecia mais novo que todos nós! Alda morreu de doença e Ernesto (o irmão) apareceu morto numa valeta de rua, supostamente vitimado por uma partida que o excesso de álcool e boémia lhe pregou. Hoje, inesperadamente, vi um poema dela publicado. Mas este, O Testamento, foi sempre o de que mais gostei. Segundo Orlando de Albuquerque, seu marido, terá sido escrito já com a morte na ombreira da porta que a sua pertinaz doença lhe abria.



João Maimona
 
Nasceu em 1955, em Quibocolo, município de Maquela do Zombo, na província de Uíge. Em 1961, refugiou-se na República do Zaire. Estudou Humanidades Científicas em Kinshasa e em 1975 ingressou na Faculdade de Ciências, regressando a seu país em 1976. Dois anos depois, fixou residência em Huambo, onde se licenciou em Medicina Veterinária. É membro-fundador da Brigada Jovem de Literatura do Huambo e membro da União dos Escritores Angolanos.





Luís Filipe Guimarães da Mota Veiga foi para Angola com apenas oito meses de idade e viria a falecer vítima de um acidente vascular cerebral. com 49 anos. Trabalhou como jornalista e crítico literário em variados jornais e revistas de Angola, de Portugal e de outros países, coordenou diversas páginas literárias, Em 1971 fundou e dirigiu o grupo «Poesias – Hoje». Foi director do «Jornal de Angola». era membro da Associação Internacional de Críticos Literários e da União dos Escritores de Angola.


Agostinho Neto

Nasceu em Catete, Angola, em 1922, faleceu em 1979. Estudos primários e secundários em Angola, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Em Portugal, sempre esteve ligado à actividade política, onde com Lúcio Lara e Orlando de Albuquerque fundou a revista Momento, em 1950. Como aconteceu a outros escritores africanos foi preso e desterrado para Cabo Verde, tendo mais tarde conseguido a fuga para o continente. Presidente do MPLA, foi o primeiro presidente de Angola.






COCHAT OSORIO
Nasceu em Luanda em 1917. Relativamente novo desembarcou em Portugal , onde estudou esse licenciou em medicina pela Universidade de Lisboa. Mais tarde regressou a Luanda, onde exerceu a profissão de médico.

AIRES DE ALMEIDA SANTOS
Aires de Almeida Santos é natural do Bié onde nasceu no ano de 1921. Instrução primária em Benguela e estudos liceais em Nova Lisboa e Sá de Bandeira. Profissional de contabilidade no Grêmio de Pesca de Benguela, durante 20 anos. Fixou-se em Luanda, em 1961, tendo sido guarda-livros de algumas firmas. Em 1970 ingressou no jornalismo. Co-fundador da União dos Escritores Angolanos - UEA. Morreu em 1992 na cidade de Benguela.
ARNALDO SANTOS
Nasceu na Ingombota, um dos bairros mais antigos de Luanda no ano de 1935. Fez os estudos primários e secundários em Luanda. Passou a infância e a adolescência no bairro do Kinaxixi, topônimo que ocupa um lugar privilegiado na sua produção narrativa. Perambulou pelos musseques com a turma que, anos mais tarde, recriaria em poesia e prosa. Na década de 50 integrou o chamado "grupo da Cultura". Colaborou em várias publicações periódicas luandenses entre as quais a revista Cultura, o Jornal de Angola (da década de 60), ABC, Mensagem da Casa dos Estudantes do Império. É membro fundador da UEA. Ficcionista importante.

GERALDO BESSA VICTOR
natural de Luanda, onde nasceu em 1917. Concluiu o Liceu em Luanda, sendo, então, empregado bancário. Foi para Lisboa, onde licenciou-se em Direito, exercendo a profissão desde da década de 50. Anunciou, em 1973, o término de sua carreira de escritor. Vive em Portugal.

THOMAZ VIEIRA DA CRUZ
nasceu em Constância, Ribatejo, em 22 de Abril de 1900. Viveu em Angola a maior parte da sua vida. Fundou com outros, em Novo Redondo, onde viveu largos anos, o Jornal Mocidade. Considerado um precursor da literatura angolana. Faleceu em Lisboa em 7 de Junho de 1060

LUANDINO VIEIRA
José Vieira Mateus da Graça nasceu em Vila Nova de Ourém, Portugal, em 4 de Maio de 1935. Veio para Angola aos três anos de idade na companhia de seus pais que eram colonos portugueses. Foi preso em 1959. Voltou a ser preso em 1961 e condenado a 14 anos de reclusão. Solto em 1972, fixou residência em Lisboa, onde trabalhou numa editora. Regressou a Luanda em 1975. Cargos diretivos no MPLA. Presidente da Radiotelevisão Popular de Angola. Obra de ficção muito premiada. As suas poesias estão dispersas por publicações periódicas e representadas em várias antologias, das quais uma - No Reino de Caliban - reúne toda a sua obra poética.