Geografia de Portugal

As fronteiras de Portugal estão definidas por montanhas e rios, sendo o interior montanhoso, descendo para planícies largamente cultivadas. O ponto mais alto do território português é a montanha do Pico, situada na ilha açoriana com o mesmo nome, alcançando mais de 2,000 metros de altura. Portugal é atravessado por três grandes rios, tendo estes a sua nascente em Espanha e desembocando nas principais cidades do país.

Os principais rios são, de norte a sul:
Minho
Lima
Douro
Vouga
Mondego
Tejo
Sado
Guadiana
A maioria dos grandes rios portugueses (Minho, Douro, Tejo e Guadiana) nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico. Os rios são inaptos para a navegação. Com a ajuda das barragens, os rios tornam-se para Portugal uma importante fonte produtora de energia eléctrica.

Serra da Estrela
Serra, cujo ponto culminante (torre) atinge 2000m, a maior altitude de Portugal Continental. Paisagem multifacetada, marcada por recortados vales onde correm rios e ribeiros, sobre granito e xisto, pulando fragas, rochedos e penhascos serra abaixo. Lagoas e lagos contribuem para a beleza única deste parque natural.Local atractivo para a prática de desportos na neve.
Rio Douro
Nasce em Espanha, nos picos da serra de Urbión, a 2080m de altitude e tem a sua foz na costa atlântica, na cidade do Porto, onde é atravessado por várias pontes.Com a construção de várias barragens, ao longo do seu curso, criaram-se grandes albufeiras de águas tranquilas que vieram incentivar a navegação turística e recreativa, assim como a pesca desportiva.
Berlengas
Pequeno arquipélago português, composto por duas ilhas e três ilhéus, situado a cerca de 15km a oeste de Peniche.O Farol, construído em 1841 na maior ilha e baptizado de "Duque de Bragança" é, sem dúvida, uma presença indispensável neste arquipélago onde existem cerca de cem espécies de plantas, algumas únicas no mundo.
Cabo da Roca
Cabo da costa portuguesa, no distrito de Lisboa, é o ponto mais ocidental do continente europeu. Devido ao clima único que se forma pela orientação dos ventos, a altitude e a proximidade da serra e do mar, tem algumas espécies de plantas raras e actualmente ameaçadas. Uma delas é o cravo-romano que floresce em Abril, tornando-se vistoso pelas suas flores brancas.