A Fauna de Moçambique

Moçambique é rico em fauna e flora, terrestres e marítimas. A orografia e o clima determinam três tipos de vegetação: floresta densa nas terras altas do Norte e Centro do País, floresta aberta e savana no Sul e, na zona costeira, os mangais.

Estes ecossistemas constituem o habitat de espécies selvagens como elefantes, leões, leopardos, chitas, hipopótamos, antílopes, tartarugas e grande número de aves.

A esta riqueza associam-se belas paisagens, quer nas zonas altas, quer nas zonas costeiras.

Para possibilitar aos visitantes uma vivência com esta riqueza, em grande parte afectada pela guerra, estão em recuperação parques, como o de Gorongosa que foi um dos melhores de África, reservas especiais de que se destacam a de Maputo, rica em elefantes, e a de Marromeu na foz do Zambeze onde predomina o búfalo, e reservas parciais como a de Gilé e a de Niassa respectivamente a nordeste de Quelimane e nas margens de rio Rovuma.

Também no parque da reserva natural de Bazaruto se podem avistar aves exóticas, recifes de corais e espécies marinhas protegidas como dugongos, golfinhos e tartarugas marinhas.


A RESERVA DOS ELEFANTES é motivo de orgulho em Moçambique este parque nacional que fica a apenas 100Km da capital. Criada em 1960 para proteger os elefantes a reserva tem 700km2 e é um ecossistema único, que abriga a maior diversidade de ambientes da região sul do continente africano.

No PARQUE DE MARROMEU, perto de Maputo, situada na foz do rio com o mesmo nome existe uma reserva conhecida pelas suas manadas de elefantes, mas esta localiza-se na foz do rio Zambeze, e tem importantes manadas de búfalos.

No PARQUE DA GORONGOSA perto da cidade da Beira encontra-se o Parque que já foi considerado um dos melhores do continente africano. Privilegiado pela beleza das paisagens e pela variedade de espécies e abundância de exemplares.

 A FORMIGA MUCHÉM existente em grande abundância no norte de Moçambique é conhecida pelos morros que constrói e que resistem às tempestades tropicais. Do tamanho do dedo mindinho, existem variedades com e sem asas e assadas são um óptimo petisco para os nativos. Os seus morros, muitas vezes são utilizados como fornos.

Os HIPOPÓTAMOS são animais herbívoros, alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam. Vivem em grupos com cerca de vinte animais. A sua pele é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue