Geografia de S.Tomé e Principe

Cascata de S.Nicolau
Queda de água que se despenha de vários metros de altura, numa zona de bosque temperado do interior da ilha, onde apenas uma ou outra árvore tropical denuncia que estamos em África e não em qualquer floresta do centro da Europa.

Ilha do Principe
Ilha vulcânica situada no golfo da Guiné a 33Km da costa. Tem 110 Km2.Com poucas vias de comunicação a única forma de dar a volta à ilha, é de piroga!


Pico do Cão Grande
Uma visita ao Monte Pico permite chegar ao pico mais alto da ilha e atravessar as suas diferentes formações florestais, as quais a grande altitude se cobrem de musgos, dando-lhes um aspecto muito original.

Boca do Inferno
Descendo até à praia, rodeada por uma densa vegetação de coqueiros, vê-se uma enseada de águas tranquilas onde o mar é soprado por uma abertura nas rochas.

Ilheu das Rolas
A sul do arquipélago de São Tomé e Príncipe, exactamente sobre a linha do Equador, situa-se este ilhéu. Os seus escassos 250 ha de superfície acolhem uma vegetação exuberante de coqueiros, cafeeiros, palmeiras e bananeira. Neste lugar, onde passa a linha do Equador, pode-se pôr um pé em cada hemisfério.

Ilha de S.Tomé
Ilha de origem vulcânica com 859 km2 situa-se no Golfo da Guiné a cerca de 300Km do Gabão e a 140 Km de distância da ilha do Príncipe com a qual forma um arquipélago.

Praia da Banana

Areal talhado em forma de meia-lua tendo em frente um mar de água azul-esmeralda, que escurece para o azul forte à medida que aumenta a profundidade. Mas é preciso descer por entre a selva densa de uma vegetação luxuriante para chegar à praia deserta.

Praia dos Tamarindos
É considerada a melhor praia do Norte da Ilha de S. Tomé. Aqui, a estrada faz um desvio para o interior, até à aldeia de Guadalupe, mas regressa depois à linha costeira, junto à Praia das Conchas.