A Flora da Guiné-Bissau

Bissilão
A madeira desta enorme árvore representa a maior parte da madeira exportada e consumida no mercado local.
Cajueiro-Castanha de Cajú
A Guiné é o 6º maior produtor mundial deste fruto carnoso de coloração amarela, alaranjada ou vermelha. No pedúnculo cresce uma castanha com 2 centímetros. O cajueiro tem flores pequenas e perfumadas e pode produzir 150 kg de castanha por ano.

Amendoim
É considerado como um dos alimentos mais completos em nutrientes, pois, é rico em proteínas, vitaminas, lípidos, carbo hidratos e sais minerais.Apesar do seu alto valor calórico, não contém colesterol, pois é de origem vegetal tornando-se ideal para dietas de baixo índice calórico.
Arroz
É um alimento de primeira necessidade para mais da metade da população humana. As condições ideais para ser plantado são uma temperatura constante de 32ºC, em solo permanentemente saturado de humidade. Seguem-se as operações de colher, trilhar, abanar e secar.

  • PLANTAS MEDICINAIS
Num manual profusamente ilustrado, está registada a utilização terapêutica de vinte plantas mais usadas na Guiné-Bissau para este fim. Esta recolha tem o apoio científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e do Instituto de Investigação Científica Tropical.