Musica de Moçambique


DANÇA

XIPANE

Grupo cultural de danças guerreiras tradicionais realizaram uma grande recolha étnica, têm um excelente guarda-roupa e coreografias muito interessantes. É um dos mais conceituados grupos etnográficos lusófonos, já tendo uma carreira internacional apreciável.


MUSICA

JOSÉ CRAVEIRINHA

Escritor e cronista nasceu a em1922 em Maputo.Como jornalista usa o pseudónimo de Mário Vieira.É um dos mais reconhecidos poetas da língua portuguesa e um dos maiores escritores africanos.


MARRABENTA

Esta música tem raízes na música tradicional, mas usa ritmos e tecnologias de outras culturas. Originária do sul do país, não é apenas música de dança, pois tem frequentemente uma letra com grande conteúdo social.


INSTRUMENTOS MUSICAIS

CHIGÓVIA

Para tocar este tipo de flauta o instrumentista sopra o buraco maior, e com os dedos vai tapando e destapando os outros dois buracos, para variar o som.É feito de um fruto redondo, que pode ser massala ou macuácua. No entanto, na ausência destes frutos, pode ser feito de barro.

TIMBILA

É um instrumento musical de percussão e que com a dança que o acompanha forma uma autêntica orquestra.A orquestra pode ser formada por cerca de 18 a 23 instrumentos e cerca de 10 a 20 dançarinos.A orquestra mais célebre deste ritmo é a de Zavala.

Musica de Cabo Verde


DANÇA
Mornas
Com movimento vagaroso e de expressão sentimental estas canções são para dançar com os pares agarrados e arrastando os pés. Esta música é a que mais caracteriza o povo caboverdeano. Sofreu evoluções mas conservou o seu ritmo e os temas mar, o amor, o amor à terra natal.
Coladeras
Canções vivas e alegres variam no ritmo, de acordo com influências sofridas, sobretudo das músicas latino-americanas e brasileiras. Existem dois tipos: o que nasceu da aceleração do andamento da Morna, e o que nasceu da adaptação dos ritmos estrangeiros.
Funana
Música em compasso binário, com andamento lento-médio e rápido, está ligada à dança. Inicialmente presente apenas no interior de S. Tiago, passou depois para a cidade. No princípio era executado com concertina e ferrinhos, depois passou a ser tocada com instrumentos electrónicos.
 
MUSICA

Cesária Evora
É a cantora caboverdeana mais conhecida em todo o mundo. Chamam-lhe a “diva dos pés descalços” porque gosta de cantar descalça. Para ela o fado e a morna têm um grau de parentesco: o sentimento é o mesmo, só que um é cantado em crioulo e o outro em português.
Tito Paris
Músico que recria os grandes clássicos da música caboverdiana: as mornas, as coladeras e outros ritmos de Cabo Verde. Editou o seu primeiro disco em 1998, gravado ao vivo e que inclui a participação de alguns convidados especiais, como Rui Veloso e Dani Silva.
O FESTIVAL DA BAIA DAS GATAS, é a Festa da música que se realiza no 1º fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto, no Mindelo capital da ilha de S: Vicente. Tem a presença de músicos de todo o mundo. O lugar do festival tem umas rochas que fazem uma barreira no mar formando piscinas naturais.


Musica do Brasil


DANÇA

Capoeira
É uma coreografia com dois parceiros, que se caracteriza por movimentos que simulam ataque e defesa, ao mesmo tempo que mostra habilidade, força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo. Dá liberdade de criação, mas ensina a preservação das tradições e o respeito pelos “mais velhos”.

Carnaval
Foi introduzido pelos portugueses e pode ser dividido em dois tipos distintos: um, feito pelas classes mais ricas nos bailes de salão, nas batalhas de flores, nos corsos e desfiles de carros alegóricos; outro, feito pelas classes mais pobres nos cordões, blocos, ranchos e nas escolas.

SAMBA
Esta dança é quase como a própria bandeira brasileira - um símbolo nacional. Originária da época de escravatura, começou por ser o escape e o esquecimento do sofrimento. Actualmente, é o maior embaixador do Brasil, tendo o seu ponto mais alto no Carnaval, em pleno Sambódromo (Rio de Janeiro).

Forró
A palavra que designa uma dança típica do Nordeste do Brasil surgiu no Rio Grande do Norte, e foi derivada do inglês “for all”, já que era uma dança para todos.

Festival de Parintis
O folclore amazonense tem sua origem nas tradições indígenas. Dentro do folclore, a dança tem um lugar de destaque, estando reflectida nas danças de tribos indígenas. O ponto alto das tradições é o Festival que ocorre em Junho na cidade de Manaus e atrai milhares de pessoas.

MUSICA

Bossa Nova
Este tipo de música teve o seu início nos anos 50. Originária da cidade do Rio de Janeiro expressava os gostos dos habitantes da cidade, cultos e amantes do jazz, que procuravam um tipo de música que traduzisse seu modo de vida e o seu gosto musical. Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram dois dos seus maiores intérpretes.

Elis Regina
Nasceu em 17 de Março de 1945 em Porto Alegre. Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. A sua voz soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.

Caetano Veloso
Este músico ajudou a criar um estilo musical conhecido como MPB (música popular brasileira). Como combateu a ditadura no Brasil as suas canções foram frequentemente censuradas e algumas até proibidas. Nos anos oitenta cresce a sua popularidade fora do Brasil.

Musica de Angolana

DANÇAS

Kuduru
Dança de origem angolana. Divertida e dinâmica, através dela podemos sentir a força, o calor, a audácia e a alegria inconfundíveis dos ritmos africanos. A única regra é mexer as ancas e os ombros ao som da melhor música africana.

Kizomba
O primeiro país onde se começou a dançar este ritmo foi Angola. Hoje em dia todos os artistas o cantam e tocam ouvindo-se por isso um pouco por toda a parte. É uma dança a pares e muito alegre, em que todo o corpo dança.

Instrumentos Musicais

Kariari
vara de madeira encurvada com uma corda; com uma vareta são tocadas as ranhuras do arco fazendo vibrar a corda; a caixa de ressonância é a boca do tocador.

Kissange
Instrumento utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas, ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira. Sobre a tábua harmónica fixam-se as lâminas, de bambu ou metal, presas a um cavalete. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado com os polegares.
MUSICOS

Bonga
De nome verdadeiro Barceló de Carvalho, é considerado um "embaixador" da música angolana. Tem mais de 30 discos gravados e o último CD, intitulado "De Kaxexe", que em português significa devagar, foi gravado em França e em Portugal.

Geografia de S.Tomé e Principe

Cascata de S.Nicolau
Queda de água que se despenha de vários metros de altura, numa zona de bosque temperado do interior da ilha, onde apenas uma ou outra árvore tropical denuncia que estamos em África e não em qualquer floresta do centro da Europa.

Ilha do Principe
Ilha vulcânica situada no golfo da Guiné a 33Km da costa. Tem 110 Km2.Com poucas vias de comunicação a única forma de dar a volta à ilha, é de piroga!


Pico do Cão Grande
Uma visita ao Monte Pico permite chegar ao pico mais alto da ilha e atravessar as suas diferentes formações florestais, as quais a grande altitude se cobrem de musgos, dando-lhes um aspecto muito original.

Boca do Inferno
Descendo até à praia, rodeada por uma densa vegetação de coqueiros, vê-se uma enseada de águas tranquilas onde o mar é soprado por uma abertura nas rochas.

Ilheu das Rolas
A sul do arquipélago de São Tomé e Príncipe, exactamente sobre a linha do Equador, situa-se este ilhéu. Os seus escassos 250 ha de superfície acolhem uma vegetação exuberante de coqueiros, cafeeiros, palmeiras e bananeira. Neste lugar, onde passa a linha do Equador, pode-se pôr um pé em cada hemisfério.

Ilha de S.Tomé
Ilha de origem vulcânica com 859 km2 situa-se no Golfo da Guiné a cerca de 300Km do Gabão e a 140 Km de distância da ilha do Príncipe com a qual forma um arquipélago.

Praia da Banana

Areal talhado em forma de meia-lua tendo em frente um mar de água azul-esmeralda, que escurece para o azul forte à medida que aumenta a profundidade. Mas é preciso descer por entre a selva densa de uma vegetação luxuriante para chegar à praia deserta.

Praia dos Tamarindos
É considerada a melhor praia do Norte da Ilha de S. Tomé. Aqui, a estrada faz um desvio para o interior, até à aldeia de Guadalupe, mas regressa depois à linha costeira, junto à Praia das Conchas.

Geografia de Moçambique

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué. No Canal de Moçambique, o país tem vários vizinhos, nomeadamente as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e as dependências de Reunião, Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa. A capital de Moçambique é Maputo (Lourenço Marques durante a colonização portuguesa).

A metade norte (a norte do rio Zambeze) é um grande planalto, com uma pequena planície costeira bordejada de recifes de coral e, no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A metade sul é caracterizada por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, entre os quais o mais importante é o rio Limpopo


Rio Zambeze
Longa via marítima é povoada de hipopótamos e crocodilos, sendo a fonte de vida de toda a fauna que vive ao longo da sua extensão. Entra em Moçambique no seu caminho até ao oceano Índico. São cerca de 2700Km de um rio que é o quarto mais longo do continente africano.


Praia do Pomene
A 650Km a norte de Maputo, depois de uma picada arenosa de meia centena de quilómetros, a costa abre-se em concha para um vasto areal e um mar de águas quentes e tranquilas. Quase virgem, ainda sem infra-estruturas é, uma das melhores praias do Oceano Índico.

Ilha da Inhaca
Esta ilha é um modelo em miniatura da costa de Moçambique, pois nela existem todos os ecossistemas do país inteiro: recifes de corais, mangais e estuários, pesca e recursos pesqueiros, praias arenosas e plataformas rochosas, tartarugas e mamíferos marinhos.

Ilha do Bazaruto
Esta zona é propícia para o mergulho. Considerada a “Pérola do Índico”, a ilha é repleta de corais, lagoas e dunas. Ideal para o lazer e o ócio, permitindo desfrutar das belíssimas paisagens tropicais.

Monte Binga
As zonas montanhosas constituem 13% do país, sendo este monte o ponto mais elevado, com 2.436 m.

Lago Niassa
É um dos grandes lagos africanos tem 560km de comprimento, 80km de largura máxima.As suas águas são transparentes e de cor turquesa e permitem aos mergulhadores explorar as suas profundezas e apreciar uma variada gama de peixes coloridos.

Ilha de Moçambique
Situada a 175km de Nampula, é hoje considerada património mundial e pode considerar-se o berço da unidade territorial que constitui actualmente a nação moçambicana.Junto a esta pequena ilha de coral, junto à costa encontra-se a fortaleza de São Sebastião.

Cabora Bassa
Edificada no rio Zambeze, forma uma albufeira, com cerca de 230km, no oeste de Moçambique. Tem uma altura de 164m e um coroamento de 303m.Com um enorme potencial eléctrico apenas explorou, durante os anos 80, uma centésima parte deste valor.

Geografia da Guiné-Bissau

Cachéu
Antiga capital da Guiné-Bissau, é a capital da região à qual dá o nome, no nordeste do País. Pequena cidade costeira, tem uma população de cerca de 15.000 habitantes. A sua fundação remonta a 1588, tendo sido a primeira feitoria portuguesa deste território. É uma região com enorme beleza natural.
Bissau
É a capital da Guiné-bissau. Tem 125 mil habitantes e situa-se na margem norte do Rio Geba, na sua parte final antes de encontrar o Atlântico. Nos arredores da cidade fica o aeroporto internacional Amilcar Cabral e também o porto por onde circula todo o comércio externo do país.
Bafata
Cidade tranquila, numa colina sobre o Rio Geba, com edifícios e casas coloniais. O herói nacional, Amílcar Cabral, nasceu aqui e esse facto está assinalado num pequeno monumento com o seu busto na casa onde viveu, perto do Mercado Central.

Praia de Varela
Esta excelente praia é considerada a melhor da Guiné. As vacas passeiam-se calmamente na areia entre as pessoas.Há um forte do séc XVI, onde Sir Francis Drake perdeu uma batalha contra os portugueses.
Saltinho
Lugar paradisíaco num enorme leito de rio rochoso com cascatas e selva em redor. Fica a 25 km a sudeste de Xitole junto à aldeia de Mampatá. As suas cascatas são muito bonitas e ainda mais na época das chuvas, quando o rio se torna num lago imenso
Rio Cachéu
É o maior dos numerosos rios que percorrem o território da Guiné-bissau e são as melhores vias de penetração no interior.
Arquipélago de Bijagós
Além do território continental, a Guiné integra ainda um arquipélago com cerca de 40 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais de Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.

Geografia do Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo, possui 1,7 por cento do território do globo terrestre e ocupa 47 por cento da América do Sul. Está localizado na parte centro-oriental da América do Sul, sendo banhado pelo oceano Atlântico. Este país possui uma área total de 8.511.965 km² que inclui 8.456.510 km² de terra e 55.455 km² de água. O seu ponto culminante é o Pico da Neblina, com 3.014 m; o ponto mais baixo é o nível do mar. Inclui o arquipélago de Fernando de Noronha e também Ilha Grande, Ilha Bela, entre outras menores.

Ao norte, o limite é a nascente do rio Ailã, no Monte Caburai, Roraima, fronteira com a Guiana. Ao sul, o limite extremo é uma curva do arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. No leste, o ponto extremo é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto extremo do oeste é a nascente do rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, no Acre, fronteira com o Peru.

O Brasil faz fronteira com nove repúblicas sul-americanas: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Por comparação, o Brasil é um pouco menor em extensão territorial em relação aos Estados Unidos da América.


O Brasil abriga a maior rede hidrográfica do mundo. Seus rios pertencem a diversas bacias hidrográficas. As maiores são:Bacia Amazônica Bacia do São Francisco Bacia do Paraná Bacia do rio Paraguai Bacia do rio Uruguai
Pantanal
É a mais vasta planície alagada da América e é habitado por mais de 650 espécies de aves, 262 de peixes, 1100 de borboletas, 80 de mamíferos e 50 de répteis. A flora ronda as 1700 espécies de plantas. A UNESCO classificou a região como Reserva da Biosfera Mundial.
Rio Amazonas
Nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauri, no Peru e desagua no Oceano Atlântico, junto à Ilha do Marajó, no Brasil. Este rio, tem o maior em volume de água do mundo, e é formado pelo encontro das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.

Geografia de Cabo Verde

O clima é de tipo quente, tropical seco, com chuvas irregulares, que podem ser demasiado escassas durante longos períodos de tempo. A vegetação natural é rara, em especial nas regiões baixas e áridas, mas durante o período das chuvas, o ambiente altera-se completamente com o aparecimento de plantas herbáceas que cobrem as zonas de altitude.

O arquipélago de Cabo Verde tem uma área total de 4.033 km2. As suas ilhas são de origem vulcânica e têm, por isso, o relevo muito acidentado e um aspecto ressequido e árido. Na maior parte das ilhas predominam as paisagens montanhosas no interior, praticamente despidas de vegetação, alternando com vales mais exuberantes, onde se pratica a agricultura. O litoral é escarpado e de aparência inacessível. As ilhas do Sal, Boa Vista e Maio constituem uma excepção à regra; são planas, com longas praias de areia fina e água verde-esmeralda.

Com excepção das Ilhas Sal, Boavista e Maio, que são planas, o arquipélago é montanhoso, escarpado e sulcado pela erosão e a actividade vulcânica. A falta de vegetação nos planaltos contribui para a erosão do solo. A hidrografia é insignificante.


Ilha Brava
fica situada mais ao sul do Arquipélago; tem 6900 habitantes e é conhecida como a “ilha das flores”.As culturas fazem-se em terraços que são irrigados pela água das nascentes ou de cisternas que recolhem a água das chuvas, para utilizarem durante todo o ano.


Ilha Boavista
Apesar da chuva ser rara continua a praticar-se a criação de gado que foi a 1ª actividade aqui desenvolvida.Na época das chuvas fabrica-se o conhecido queijo da Boa Vista.Como tem belas praias esta ilha tem-se desenvolvido com o turismo.

Ilha Maio
Esta ilha tem as maiores florestas do país com uma área de 35000 hectares. Fabrica-se aqui carvão de madeira. Metade da água que consomem é retirada de poços por moinhos de vento que aproveitam a energia eólica.

Ilha do Fogo
Com uma forma circular é um vulcão ainda activo com uma altitude de 2829m. S. Filipe, a capital da ilha, encontra-se virada para a ilha da Brava. Lá no cimo Chã das Caldeiras é um conjunto de casas de pedra com telhados de colmo.


Ilha Santa Luzia
Esta ilha com 35km2 é a única ilha de Cabo Verde que é desabitada, sendo muito procurada por pescadores e pelos moradores da ilha de S. Vicente que gostam das suas praias de areia fina. Foi declarada Património Nacional pelo Estado.

Ilha Santo Antão
Ilha mais ocidental e mais a norte do Arquipélago de Cabo Verde. Tem 779km2 e é a segunda maior ilha e a que tem maior pluviosidade sendo por isso a mais arborizada. Nesta ilha encontramos pinheiros, ciprestes e acácias.


Ilha São Vicente
É a segunda ilha mais povoada do arquipélago, é o centro cultural de Cabo Verde. A grande comunidade de músicos e artistas plásticos da ilha, dá à cidade do Mindelo uma intensa vida cultural. O seu artesanato é famoso e reconhecido dentro e fora do arquipélago.

Ilha São Nicolau
Com potencialidades agrícolas teve como principal exportação o café que foi substituído pela cana-de-açúcar. A pesca é uma actividade importante e serviu de base à instalação de uma indústria de conservas de atum.

Ilha Santiago
A sua capital é a cidade da Praia, com cerca de 70000 habitantes construída num pequeno planalto sobre a baía. A arquitectura, as ruas com passeios de calçada e o forte com os seus canhões são uma herança portuguesa.