Antiga capital da Guiné-Bissau, é a capital da região à qual dá o nome, no nordeste do País. Pequena cidade costeira, tem uma população de cerca de 15.000 habitantes. A sua fundação remonta a 1588, tendo sido a primeira feitoria portuguesa deste território. É uma região com enorme beleza natural.
Bissau
É a capital da Guiné-bissau. Tem 125 mil habitantes e situa-se na margem norte do Rio Geba, na sua parte final antes de encontrar o Atlântico. Nos arredores da cidade fica o aeroporto internacional Amilcar Cabral e também o porto por onde circula todo o comércio externo do país.
Bafata
Cidade tranquila, numa colina sobre o Rio Geba, com edifícios e casas coloniais. O herói nacional, Amílcar Cabral, nasceu aqui e esse facto está assinalado num pequeno monumento com o seu busto na casa onde viveu, perto do Mercado Central.
Praia de Varela
Esta excelente praia é considerada a melhor da Guiné. As vacas passeiam-se calmamente na areia entre as pessoas.Há um forte do séc XVI, onde Sir Francis Drake perdeu uma batalha contra os portugueses.
Saltinho
Lugar paradisíaco num enorme leito de rio rochoso com cascatas e selva em redor. Fica a 25 km a sudeste de Xitole junto à aldeia de Mampatá. As suas cascatas são muito bonitas e ainda mais na época das chuvas, quando o rio se torna num lago imenso
Rio Cachéu
É o maior dos numerosos rios que percorrem o território da Guiné-bissau e são as melhores vias de penetração no interior.
Arquipélago de Bijagós
Além do território continental, a Guiné integra ainda um arquipélago com cerca de 40 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais de Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.